Formatura marca celebração dos 25 anos da Escola Família Agrícola de Jaboticaba em Quixabeira

O domingo (15) foi de comemoração para a Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFAJ), localizada no município de Quixabeira (294 km de Salvador), no sertão da Bahia. A unidade escolar celebrou os 25 anos de atuação na região com uma programação composta por visita ao Centro de Formação e aos estandes com mostra de projetos e produtos desenvolvidos pelos estudantes, mesa-redonda com o tema “Memorial 25 anos EFAJ” e momento cultural. Para fechar o dia, foi realizada a certificação de 30 estudantes concluintes do 4º ano do curso técnico em Agropecuária. 
 
A diretora do Núcleo Territorial de Ipirá (NTE 15), Nívea Maria Araújo, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da unidade escolar para a região. “A EFAJ é um patrimônio do Território da Bacia do Jacuípe. Com a metodologia da Pedagogia da Alternância e o trabalho de valorização da educação contextualizada, se destaca pela formação humana integral. A Secretaria da Educação do Estado é parceria das ações da EFA e celebra com muita alegria esses 25 anos de caminhada”, destacou.
 
Iracema Lima dos Santos, que atua como diretora da escola, falou do compromisso da EFA com a educação e sobre a certificação dos estudantes. “A EFAJ nasceu para atender aos filhos dos pequenos agricultores familiares e que vem formando, além de profissionais, cidadãos críticos e autônomos com capacidade de intervir positivamente no seu contexto socioambiental, através da convivência e da valorização do semiárido. Esses jovens que hoje receberam o título de técnicos em Agropecuária estão preparados para assumir o mercado de trabalho”, ressaltou a gestora. 
 
Para a estudante Verônica dos Santos Lima, 18, de Itaetê, concluinte do curso técnico em Agropecuária, falou da satisfação em finalizar seus estudos na escola. “A EFAJ tem um papel muito importante para nós jovens agricultores do semiárido, pois além de nos oferecer uma educação de qualidade sem precisar sair do campo, essa educação vai para além do técnico e de uma formação profissional, porque é uma formação humana, que nos prepara como agentes de transformação da realidade de nossas comunidades. Temos o nosso lema diário de que devemos atender ao tripé da sustentabilidade, com um trabalho viável ambientalmente, socialmente e economicamente”, disse, emocionada. 
 
Divulgação
O evento também contou com a presença de um dos fundadores da escola, Zé Homem; do coordenador executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Nivaldo Costa; da presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ), Maria Conceição; do presidente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), Eliezer Oliveira; do Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Marco Antônio Goés, da presidente do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixabeira (STTR), Hilda Rios; e outros convidados.
 

Notícias Relacionadas