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Estudantes quilombolas de Candiba são finalistas do Prêmio Criativos da Escola
Publicado em ter, 23/07/2019 - 09:34 por Desconhecido
Palavras-chave:
O Projeto Quilombo dos Anjos, protagonizado por estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, localizado na cidade de Candiba (704 km de Salvador), é um dos 40 finalistas do Prêmio Criativos da Escola 2019. A iniciativa premia projetos desenvolvidos por crianças e jovens que impactam positivamente nas suas escolas ou nas comunidades e nos municípios onde moram. Ao todo, foram inscritos 1.443 projetos de todo o Brasil, sendo 188 só da Bahia.
O projeto resulta da formação de um grupo de dança com 11 estudantes quilombolas e residentes do Quilombo Lagoa dos Anjos, localizado a cerca de 10 km do centro da cidade e onde vivem 25 famílias. Por meio da dança, o projeto faz um resgate de ritmos africanos, contribuindo para a autoestima e, principalmente, para o pertencimento e identidade étnico-racial dos estudantes.
A professora Cláudia Patez destacou que o projeto impactou no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. “Os estudantes buscaram melhorar o desempenho escolar para que continuem no grupo e uns estimulam os outros”, afirmou. Já a estudante Sara dos Santos Silva, 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, disse que o projeto a ajudou a ser mais atenta e dedicada aos estudos. “Eu era um pouco dispersa nas aulas e foi quando conheci, há dois anos, o projeto em uma apresentação do Dia das Mães e pedi para participar. Tem sido maravilhoso para mim, me sinto em meio à uma família e isso me ajudou a progredir na escola”, destacou.
O resultado do prêmio será divulgado no mês de agosto. O desafio 2019 selecionará os sete projetos que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade, trabalho em equipe e potencial de transformação social. Nesta edição, os grupos selecionados irão enviar seus representantes para uma viagem a Roma (Itália). Também estão previstos prêmios de R$ 500 para o educador responsável por cada equipe e R$ 1,5 mil para a escola celebrar a conquista e/ou investir no projeto.
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