Estudantes e professores de V. da Conquista apresentam aplicativos na Maratona UNICEF SAMSUNG

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Duas equipes compostas por Estudantes e professores do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, a 519 km de Salvador, apresentaram, nesta quarta-feira (31), aplicativos desenvolvidos por eles durante a Maratona UNICEF SAMSUNG, no Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Aplicativos e Jogos (SAMSUNG Ocean), localizado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e SAMSUNG, teve o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
 
As duas equipes do CJCC estão entre as 31 finalistas e premiados de todo o país na maratona, que teve 177 propostas inscritas. Cada equipe é formada por um estudante de nível médio, três estudantes universitários e um professor de escola pública. A cerimônia de premiação de todas as 31 equipes foi realizada nesta quarta-feira (31), na qual cada um dos integrantes recebeu um certificado e uma bolsa de benefício no valor de R$ 1 mil.
A equipe TRIPulação desenvolveu o aplicativo ‘Trip Quest’, que é inspirado no RPG (tipo de jogo de representação) e ajuda estudantes do 9º ano na aprendizagem de Inglês e História. Já a equipe CJCC-BASP desenvolveu o aplicativo ‘Cartográfico’, que é voltado pata estudantes do 7º ano e trabalha com conteúdos relacionados à Geografia e Matemática. Os protótipos dos dois aplicativos já estão disponíveis para download na Play Store e encontram-se em fase de teste em escolas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Durante a maratona, os estudantes visitaram a empresa startup brasileira Nubank, que é pioneira no segmento de serviços financeiros. Além disso, os integrantes também trocaram experiências com estudantes, educadores e profissionais da área de tecnologia de diferentes regiões do país. Para o estudante Filipe de Jesus Souza, 17, da equipe TRIPulação, a experiência foi marcante. “O evento foi muito importante para mim, pois contribuiu para a minha formação. Pretendo seguir na área de Tecnologia da Informação e esta oportunidade me mostrou mais de perto a maravilha que é esta área”, disse empolgado.
 
Sua professora, Elmara Souza, falou da importância do de participar do evento. “É muito bom poder mostrar o nosso trabalho em um evento nacional. Para a criação do aplicativo, os estudantes pesquisaram, estudaram programação e conteúdo das disciplinas relacionadas e, também, contaram com a colaboração de estudantes da UESB [Universidade Estadual do Estado da Bahia]e do IFBA [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia], que também estão na equipe”, afirmou.
 
A estudante Márcia de Souza Santos, 17, da equipe CJCC-BASP, afirmou que é essencial participar de um projeto como esse, “para a nossa própria evolução e que deu visibilidade para o nosso estado. Achei muito interessante porque trocamos conhecimentos e experiências individuais”, revelou. Já sua professora completou que “a experiência serviu para a troca de saberes, pois nossa equipe contou com a colaboração de três estudantes da USP. A participação na maratona resultará no aprimoramento dos aplicativos das duas equipes do CJCC e que terão suas versões finais disponibilizadas na Play Store a partir do dia 19 de novembro”, destacou.

Notícias Relacionadas