Estudantes desenvolvem ações em prol do Rio Joanes

Os estudantes do Colégio Social de Portão, em Lauro de Freitas, têm envolvido a comunidade estudantil e as famílias em ações voltadas para a conservação do Rio Joanes. "A preocupação principal é a mudança de postura. A educação tem que ser libertadora. Só assim nós vamos ver o planeta como nossa casa e que precisa ser cuidada", explica a professora Jorgete Noronha. 
 
Na escola, instituição conveniada ao Governo do Estado, o alerta envolve música, dança, artes plásticas, teatro e cinema. “Nós fomos ao Rio Joanes. Andamos de barco desde Buraquinho até o final do rio”, afirma a professora Tânia Brandão. O rio fica em uma área de preservação ambiental, sendo responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
 
Entre as ações, os alunos criaram vídeos interdisciplinares, como os ‘SOS Rio Joanes’ e ‘A Lágrima de Potira’, premiados no Produções Visuais Estudantis (Prove) – projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado. O envolvimento dos estudantes com o rio é tema de vídeo da série ‘Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom).
 
Educação Ambiental motiva estudantes da rede estadual e preserva o Rio Joanes

Notícias Relacionadas