Estudantes da rede estadual participam do 5º Encontro de Jovens Cientistas

Estudantes da rede estadual de Educação Profissional de Ilhéus e Salvador participam, até esta sexta-feira (3/10), do 5º Encontro de Jovens Cientistas, que acontece no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na capital baiana. Os projetos apresentados propiciam aos estudantes a compreensão da dimensão social da futura profissão e a resolução de questões de interesse da comunidade.
 
O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (Ceep), em Salvador, marca presença com o projeto Dispositivo de Alerta em Leitos Hospitalares, que indica a temperatura ideal para hospitais. “O dispositivo possui um alarme programado para acionar sempre que a temperatura estiver acima de 25° sinalizando as seguintes circunstâncias: ar-condicionado quebrado ou aglomeração de pessoas, situações propícias para proliferação de bactérias,” explicou Patrick Rocha Oliveira, estudante do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática e um dos integrantes da pesquisa.
 
Do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, Mirella Maria Fraga Medeiros, estudante do curso técnico em Comércio, apresenta o projeto A Cidade em um Click, que possibilita, por meio de um aplicativo virtual denominado Qr Reader, o acesso a informações turísticas de forma gratuita.  “Para o experimento, foi necessário hospedar informações sobre os pontos turísticos da cidade de Salvador em nuvens virtuais e, a partir daí, gerar Código de resposta rápida, o Qr Code. Para ter acesso à ferramenta, o turista precisa ter um aparelho celular smartphone com acesso à internet”, explicou a estudante.
 
De Ilhéus, estudantes dos cursos técnicos em Logística e Eletromecânica, do Ceep em Logística, Transporte e Produção Industrial, apresentam um projeto inovador de controle logístico que beneficia a gestão de estoque na redução de custos e tempo dos profissionais dos setores de armazenamento de produtos.

O professor Cristiano José Guedes da Cunha, um dos orientadores do projeto, fala sobre a ferramenta. “Utilizamos um computador no qual somente pessoas autorizadas possuem a senha de acesso. O usuário faz a solicitação por meio da descrição do produto utilizando fone Bluetooth estéreo. Por meio do software, é enviada a localização exata do produto solicitado, otimizando o tempo de procura”.
 
Acesso à pesquisa – O estudante Patrick Rocha Oliveira comenta que, por meio da iniciação científica, está aprendendo ainda mais os conteúdos aplicados nas aulas teóricas e práticas. “Estamos aprendendo como se faz ciência no dia a dia, tomando como base os conhecimentos das disciplinas de Linguagem de Programação, Física Aplicada, Saúde e Meio ambiente”.
 
O professor Jorge Rodrigues, orientador dos projetos Dispositivo de Alerta em Leitos Hospitalares e A Cidade em um Click, destaca a importância do acesso à pesquisa na formação dos estudantes. “A iniciação cientifica é uma ferramenta educacional capaz de transformar a realidade escolar, tornando nossos futuros técnicos ainda mais críticos e reflexivos”.

Notícias Relacionadas