Educadores debatem resultados da alfabetização nos municípios

Educadores de 329 municípios baianos debatem, até sexta-feira (27/7), em Salvador, os resultados do Avalie Alfa de 2011, sistema que avalia o desempenho dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. O Avalie Alfa é uma das ações do Pacto com Municípios, firmado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e 329 municípios baianos para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Cerca de 280 mil estudantes e 19 mil alfabetizadores estão envolvidos com o Pacto com Municípios.

Motivados pelo tema Avalie Alfa: desvendando singularidades, os participantes do encontro devem atuar como multiplicadores das informações sobre os resultados apresentados e das orientações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a continuidade do trabalho.

O Avalie Alfa é constituído por dois momentos avaliativos: o primeiro, no início do ano letivo, quando é realizado um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças. O segundo, aplicado no final do ano letivo, possibilita uma comparação com os resultados do primeiro momento da avaliação para identificar as habilidades que os estudantes dominam e as eventuais dificuldades que ainda persistem.

O coordenador geral do Pacto com Municípios, Antônio Marcos Barreto, ratifica a importância de promover momentos para que os municípios se encontrem, troquem experiências e conheçam as ferramentas disponíveis para melhorar a qualidade da educação baiana. “Estamos discutindo a logística do Avalie Alfa, vamos divulgar todo o material produzido para utilização nas formações junto à comunidade escolar e, claro, promover a apropriação dos resultados da avaliação 2011”.

Resultados positivos - Patrícia Miranda, coordenadora do Pacto com Municípios em Itajibá (a 370 km de Salvador), diz que a divulgação dos resultados revela os reflexos positivos do trabalho com o Pacto que são sentidos pelos professores municipais.  “Existia a disponibilidade do professor, mas faltavam ferramentas que, aliadas a esta disposição, pudessem contribuir para que a alfabetização acontecesse com mais êxito. O material didático, aliado às constantes formações e ao monitoramento do desempenho nas escolas, faz a diferença”.

Segundo Patrícia, em Itajibá, onde 22 turmas da 1ª e 2ª série do ensino fundamental estão inseridas no Pacto com Municípios, há um ganho superior para as turmas que trabalham com a metodologia do Pacto. “Os resultados iniciais já foram muito claros. Turmas que, na avaliação anterior tiveram pontuação média de 11 e 12 pontos, a gente já recebeu agora com 14 e 16”.

No município de Rio de Contas, o desempenho dos estudantes também é motivo de comemoração. A coordenadora do Pacto na cidade, Luciana Pinto, afirma que o impacto foi muito bom. “Durante a visita às escolas, nos ficamos encantados com alguns professores que, hoje, têm uma visão completamente diferente da alfabetização. Os pais também já estão sentindo a diferença. Os estudantes estão aprendendo mais em sala de aula, as atividades trazem mais retorno, são mais bem trabalhadas, não fica cansativo para as crianças aprender a ler e escrever”.

Pacto com Municípios – No Pacto com Municípios, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia fornece material didático para professores e estudantes das séries iniciais do ensino fundamental e também promove a formação dos alfabetizadores. Já os municípios, garantem a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertam reforço escolar e montam os cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que também garante a doação de livros infantis. O objetivo do Pacto com Municípios é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Notícias Relacionadas