CETEP da Bacia do Paramirim realiza Festa Literária de Macaúbas

No circuito dos eventos literários da cidade de Macaúbas (682 km de Salvador), o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim promoveu, durante esta semana, a segunda edição da Festa Literária de Macaúbas (FLIMAC). Com o tema ‘Entre versos e prosa cantarei o meu sertão’, o evento foi aberto na quarta-feira (10) com a apresentação do homenageado da festa, o escritor, poeta, cantor e compositor da terra, Pedro Defensor Sant’Ana, e com o show da Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
 
Durante os três dias de evento, os visitantes vivenciaram diversas experiências como oficinas, debates, encontros, apresentações culturais, exposição, teatro, entre outras atividades, que aconteceram em diversos espaços da unidade escolar. O público infantil teve um espaço e uma programação especial com a FLIMAquinha. O diretor do CETEP, professor Alan Figueiredo, comemorou a participação do público no evento. “A comunidade de Macaúbas abraçou a nossa festa. Todos em busca de conhecimento, consumindo cultura, participando ativamente e os nossos estudantes envolvidos nas palestras, protagonizando belos momentos com as apresentações de dança, música e teatro”.
 
Os estudantes também protagonizaram projetos de arte e cultura, como o Tempos de Artes Literárias (TAL). O estudante Osvaldo José de Oliveira, 13 anos, 2º ano do Ensino Médio, recitou o poema ‘O verdadeiro buraco forte’. “Meu poema é uma crítica social sobre a omissão da história do Nordeste, quando contada. Além de me preparar para a apresentação, colaborei com a organização da sala de vídeo para as atividades de audiovisual”, contou.
 
O livro “Antologia Estudantil II”, textos escritos por estudantes do Centro, foi lançado durante a festa literária. Rafael da Costa, 16, também 2º ano, um dos escritores, falou sobre este momento. “Criei o poema “CETEP” para externar sobre minha trajetória aqui, como uma forma de homenagem ao Centro. Fiquei muito feliz em saber que fui um dos escolhidos para fazer parte deste livro e apresentar o meu texto durante o lançamento. Também participei de algumas atividades, entre elas a oficina de Matemática. A FLIMAC é um momento de grande aprendizado, entretenimento, troca de experiências, conhecimento e até de reunir e conhecer pessoas novas”, pontuou o jovem.

Notícias Relacionadas