Secretários municipais de Educação se reúnem para discutir as ações do Pacto pela Educação

 
Fotos: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 


A primeira reunião de trabalho com secretários municipais de Educação que participam do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado pelo Governo do Estado, aconteceu nesta terça-feira (28/4), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela. Durante o encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou a importância das ações que reforçam o regime de colaboração entre o Estado e os municípios para a integração das políticas estaduais e municipais voltadas, principalmente, à alfabetização e letramento das crianças na idade certa e à alfabetização de jovens e adultos. O evento prossegue na próxima quinta-feira (30/4)
 
“Reunimos mais de 300 prefeitos e quase 400 secretários municipais de educação, entre outros gestores, totalizando 1.500 pessoas, no lançamento do do Pacto, consolidando uma forte união em torno de um projeto de educação pública. Agora, o momento é de trabalharmos para a construção efetiva desse programa que o governador assumiu a liderança e que conclama os prefeitos a assumirem, também, a liderança em seus municípios, juntamente com os seus secretários de educação”, afirmou Osvaldo Barreto. O gestor destacou, ainda, que deverá ser criado um fórum permanente de trabalho com o envolvimento dos diretores de escolas e das representações territoriais por se tratar “de um processo que envolve muita mobilização e vontade de superação”.

Veja também:
Entenda o Educar para Transformar, uma rede de parcerias em prol da Educação
Prefeitos destacam importância do Pacto pela Educação
Alfabetização das crianças na idade certa é meta prioritária do Pacto pela Educação

 

A presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), Ana Teixeira, ressaltou que a parceria do Conselho com a Secretaria da Educação se consolida com o programa. “O CEE disponibiliza a sua colaboração contínua e efetiva nesse processo, em regime de cooperação, pela qualidade da educação na Bahia”. A secretária municipal de Educação de Itabuna, Dinalva Melo, por sua vez, afirmou que a comunidade escolar está empenhada em alcançar as metas estabelecidas. “Temos que intensificar as ações do programa e buscar a melhor forma de colaboração, a começar pelas participações da escola e das famílias”, opinou.
 
Representando, no encontro, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), o secretário de Educação do município de Elísio Medrado, William Brandão, disse que a Undime dará total apoio à consolidação das ações do Pacto. “Estamos muito animados com o programa, que é um processo permanente de construção com o objetivo de impulsionar a educação na Bahia, para que possamos garantir melhores índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação na Bahia)”.
 

 

 

Notícias Relacionadas