Secretário Pinheiro visitou escolas em Valença neste sábado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpriu uma extensa agenda de visitas de trabalho a escolas da rede estadual localizadas em Valença, neste sábado (19). Pinheiro esteve acompanhado pelo subsecretário Nildon Pitombo e pelo superintendente da Educação Profissional, Durval Libânio Neto e percorreu instalações e conversou com a comunidade de escolas localizadas na sede e no distrito de Serra Grande de Valença.
 
Entre as unidades visitadas, a Escola Estadual Gentil Paraíso será transformada num Complexo de Educação Integral, conforme anunciou Pinheiro durante a visita. “Esta é a escola mais antiga de Valença, fundada em 1956, e estamos trabalhando para esta transformação, em parceria com as universidades do Estado da Bahia, a nossa Uneb, e a Federal do Recôncavo Baiano, UFRB. Vamos implantar a educação integral e ofertar novos cursos, além da oferta de ensino superior com a possibilidade dos nossos professores da rede passarem a frequentar cursos de mestrado e doutorado”, destacou Pinheiro. A previsão é que o Complexo passe a ofertar também cursos de Produção e Gestão Cultural, Gestão do Patrimônio Histórico e Produção Alimentícia, através do Mediotec. Este ano, a escola já vai receber os cursos de Técnico em Agronegócio e Técnico em Cozinha. 
 
 
Os Complexos Integrados de Educação são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. A diretora da escola, Claudia Tomé Oliveira de Sousa, destacou que ficou surpresa com a visita. “Recebemos com surpresa, porque não estava agendado. O secretário conversou com toda a comunidade escolar e percorreu toda a escola. Perguntou sobre cada espaço, cozinha, depósito, biblioteca, sala de videoconferência, quadras poliesportivas e salas de aula. A escola fica próxima ao centro de cultura Olivia Barradas e ele viu a possibilidade de abrir uma passagem para viabilizar uma parceria no uso da sala de teatro e anfiteatro. Ficamos muito otimistas”, destacou.
 
Outra unidade visitada por Pinheiro foi o Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, que receberá o projeto Escolas Culturais, que tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício da comunidade. O projeto integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O Colégio Modelo de Itabuna foi a primeira unidade da rede estadual a ter o projeto implantado. 
 
O secretário também esteve no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde do Leste Baiano, que oferta cursos técnicos em Nutrição, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde e Meio Ambiente. De lá, ele ainda seguiu para o distrito de Serra Grande de Valença, onde visitou o anexo do CEEP. “Estas visitas nos permitem conhecer a realidade de cada escola, de cada centro, portanto, com isso temos a oportunidade de planejar melhor as ações da Secretaria e verificar quais os projetos que estão dando certo e quais as dificuldades, para que possamos agir de forma acertada em cada local, fortalecendo a vocação do Território ao tempo em que fortalecemos também o eixo pedagógico das nossas escolas”, destaca Pinheiro.

Notícias Relacionadas