Secretário Osvaldo Barreto apresenta avanços da educação no Oeste baiano

O município de Angical, a 886 km de Salvador, foi sede, nesta quinta-feira (18/09), da 15ª Reunião Itinerante da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob). Com o tema Educação, o evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, prefeitos e representantes de mais 13 cidades da região, além de gestores, professores e população em geral. Os encontros têm o objetivo de trocar experiências entre os participantes para melhorias na gestão e desenvolvimento do tema proposto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto destacou a importância de ações que promovam o fortalecimento das prefeituras do Oeste baiano. “Quando um grupo de prefeituras se une para apresentar demandas, a força é muito maior que individualmente, e esta ação mostra, também, o comprometimento de mobilização dos gestores para trazer recursos que melhorem a condição da população de suas cidades”, disse.
 
O secretário ainda ressaltou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Temos o orgulho de dizer que em quase sua totalidade houve pelo menos uma intervenção nas escolas do Estado. Seja uma melhoria ou uma total restauração. Quanto às prefeituras, realizamos projetos como o Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) e o Pacto com Municípios pela Alfabetização”, explicou.
 
O presidente da Umob, Humberto Santa Cruz, relatou a participação do Secretário da Educação no evento como uma demonstração de um ambiente saudável de diálogo entre Estado e prefeituras. “Nós estamos aqui para apresentar demandas ao secretário que tragam benefícios à nossa população, e ver o secretário aceitar nosso convite para participar deste debate nos mostra uma postura positiva do Governo”, salientou.
 
Como parte do evento, pela manhã, onze secretários de Educação municipais participaram de um debate sobre a construção de Planos de Educação para cada um dos municípios.

Notícias Relacionadas