Secretaria da Educação realiza V Encontro Estadual Escuta Aberta

Cerca de 500 representantes dos movimentos sociais e sindicais que aderiram à sexta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) se reúnem no V Encontro Estadual Escuta Aberta, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará na quarta-feira (30/10), das 8h30 às 18h, em Salvador, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Com o tema Participação e Controle Social do Programa Topa, o evento tem como objetivo avaliar, coletivamente, as ações da sexta etapa, bem como socializar o processo de adesão à sétima etapa, em 2014.

“O Escuta Aberta é uma das principais ações de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Topa porque trata-se de um momento de ‘escuta sensível’ da voz dos movimentos sociais parceiros do programa. O encontro é um termômetro para medir como o Topa está funcionando na ponta”, afirma a coordenadora geral do Topa, Elenir Alves.

A coordenadora de monitoramento do programa, Rosângela Cerqueira, destaca que o Escuta Aberta é realizado na perspectiva da intervenção socioeducacional, “com foco no avanço qualitativo das ações de alfabetização, controle social e consolidação das políticas públicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos do Estado”.

Programação – Pela manhã, a programação será aberta com o secretário Osvaldo Barreto. Em seguida, acontece a exposição dialogada com o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire, professor Moacir Gadotti. Já no turno vespertino, serão discutidas questões mais operacionais do programa, com destaque para a avaliação das ações da 6ª etapa do Topa, que reúne 185 mil alunos em sala de aula, e orientações sobre a adesão para sétima etapa.

Maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos em andamento no País, considerado referência nacional, o Topa visa garantir a essas pessoas oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade. O programa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de pessoas em 407 municípios baianos.

Notícias Relacionadas