Secretaria da Educação do Estado forma 32 merendeiras e confeiteiras em Gandu, Sul da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia certificou, na tarde desta terça-feira (18/12), 32 mulheres de Gandu, no Sul da Bahia, que acabaram de concluir os cursos de Agente de Alimentação Escolar e Confeiteiro. A cerimônia aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, onde também foram realizadas as aulas teóricas e práticas –essas últimas, na Fábrica-Escola do Chocolate, instalada no local.
 
“A conclusão dessas turmas é de extrema importância, entre outros motivos, por consolidar a cadeia do cacau e do chocolate na região e regionalizar o cardápio da merenda escolar, contribuindo para fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar na escola”, destacou o Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio, presente no evento. Ele frisou, também, que a Educação Profissional tem caminhado de forma conectada e contextualizada com os territórios rurais de cada região do Estado.
 
Ligia Neucy Sampaio dos Santos Silva, Coordenadora do Pronatec do CETEP Baixo Sul, explicou que as aulas extrapolaram os conhecimentos técnicos. “Além de ensinar a confeitar e a ser agente de alimentação, os cursos alavancaram a autoestima das alunas que puderam cursar disciplinas como Direito da Mulher e Saúde da Mulher. Os cursos são fundamentais, ainda mais para aquelas pessoas que não tiveram acesso à educação formal”.  
 
Assim que soube da oportunidade, Leidiane Santos Souza, de 36 anos, se inscreveu no curso de Confeiteiro. O resultado, garantiu, foi positivo. “Eu aprendi muitas coisas sobre a forma de trabalhar e de lidar com os clientes. Meu objetivo é ingressar no mercado de trabalho e colocar em prática o que aprendi”. Indiara Marambaia Silva Vaz, de 37 anos, também se sente mais confiante para buscar novas oportunidades. “Antes não tinha muita expectativa sobre o futuro. Agora, com o curso, as coisas estão mudando”, contou.
 
Para a formanda Dorilei Santos Melo, de 43 anos, o curso de Agente de Alimentação Escolar foi um divisor de águas. “Ele trouxe o que mais almejava - o conhecimento, não só na teoria, como na prática. Esse curso tem uma grande importância para o município e eu só tenho a contribuir com tudo o que aprendi”.
 
A professora Ana Karoline de Souza vê o futuro dessas mulheres com otimismo. “O Pronatec proporcionou a elas conhecimentos que irão ajudá-las no mercado de trabalho”.  Ela destaca que a formação estimulou o empreendedorismo e deve contribuir para melhorar a renda familiar.

Notícias Relacionadas