Secretaria da Educação do Estado dá início a treinamento para Censo Escolar 2014

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início, nesta segunda-feira (12/5), ao cronograma de treinamento dos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) para o início do Censo Escolar 2014. O coordenador do Censo Escolar na Bahia, Marcos Pinho, que se reuniu, inicialmente, com os técnicos das Direc de Salvador, no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo, destacou a importância da obtenção de dados confiáveis e de qualidade relativos à educação brasileira para a formulação de políticas públicas que visam sempre à melhoria do processo educacional. O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).

>> Baixe aqui o cronograma do treinamento

A coleta dos dados educacionais do ensino básico para o Censo Escolar tem início no dia 28 de maio, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, e os gestores têm até o dia 15 de agosto para preencher e enviar as informações. Em 27 de agosto, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União, e, logo em seguida, o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

“O questionário sofre atualização constante para melhor atender às necessidades da sociedade e para o ajuste das políticas públicas educacionais. Por isso, este ano, o Censo Escolar coletará os dados dos profissionais com mais precisão, requisitando, por exemplo, o CPF dos gestores e docentes com o objetivo de melhorar a qualidade do cadastro desses profissionais”, relatou Marcos Pinho.

O coordenador do Censo acrescentou, ainda, que é fundamental que a coleta das informações seja feita com muito critério e atenção. “Se uma escola da zona rural, por exemplo, não sinaliza corretamente, no formulário, que aquela unidade utiliza o Sistema de Transporte Escolar da rede, aqueles alunos não serão contemplados pelo serviço, que é um direito deles”, explica.

Censo Escolar – O Censo Escolar é considerado o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado, anualmente, pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, bem como com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País, o Censo abrange o ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), a educação especial e a educação de jovens e adultos (EJA).

Por meio do sistema eletrônico Educacenso, as unidades escolares incluem informações relativas a turmas, disciplinas, número de alunos e docentes, estrutura física, movimento e rendimento dos estudantes.

Notícias Relacionadas