Professores participam de formação do Pacto com os Municípios

Cerca de 230 professores, que atuarão como formadores municipais, estão reunidos em seis polos distribuídos pelo estado, para conhecer a proposta e o objetivo do Pacto com Municípios, ação da Secretaria da Educação do Estado, que foca o primeiro compromisso do Programa Todos pela Escola: alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar.

No encontro de formação, foi apresentada aos professores a metodologia de alfabetização e eles receberam o material didático para alfabetizar letrando. Na semana que vem, a atividade de formação acontece em mais sete polos do estado. Após a capacitação, os formadores municipais deverão socializar a metodologia de alfabetização com os professores alfabetizadores.

Para a professora Sirlaine Pereira Nascimento, de Simões Filho, a formação vai contribuir muito para o município. “É um método de alfabetização diferenciado, todo pautado no letramento. Ele possibilita que a criança aprenda não apenas a decodificar as letras, mas também a fazer uma leitura de mundo, como preconizava Paulo Freire”, avalia a professora, que vai socializar a proposta com os professores do município, no intuito de que eles possam efetivar o método em sala de aula. “Espero que nossa educação ganhe muito com isso”, acrescenta.

Quem também está empolgada com a contribuição que o Pacto vai dar à educação municipal é a formadora de Itaparica, Luciana Uzêda. “A formação é muito boa. Com o aprendizado que estou tendo aqui poderei orientar melhor os professores alfabetizadores para que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade e com excelência em sala de aula”, disse. Durante o encontro, ela conheceu melhor o Pacto, seus objetivos, o material didático, entre outros aspectos.

Compromisso - O governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inicia nesta quinta-feira (28), às 15h, em Itabuna, uma série de encontros regionais para assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. Assinam o documento 39 prefeitos da região. A solenidade será realizada no auditório da FTC (Praça José Bastos, 55, Centro), em Itabuna. No total, 214 prefeituras já aderiram ao Pacto e a meta é contemplar todos os municípios do Estado.

Todos pela Escola – Para nortear suas ações e envolver a comunidade escolar e a sociedade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolveu o programa Todos pela Escola, que estabelece 10 compromissos e metas. Além disso, o programa propõe que governo, sociedade, pais, professores e gestores estejam juntos para garantir aos estudantes o direito de aprender.

Notícias Relacionadas