Modelo de prestação de contas das escolas é exemplo para o Ceará

O secretário executivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Idilvan Alencar, esteve com uma equipe hoje na Secretaria da Educação do Estado da Bahia para conhecer melhor o sistema de prestação de contas das escolas estaduais. A ideia é levar para o Ceará a experiência que já vem sendo desenvolvida na Bahia, que possui um sistema todo informatizado, possibilitando que as escolas façam toda a prestação de contas em tempo real. A comitiva contou, ainda, com a presença do coordenador da área de Tecnologia da Secretaria da Educação Estadual do Ceará, Giovani Campelo, e de uma representante da área de auditoria, Mary Coeli.

“Na nossa prestação de contas, as escolas ainda enviam toda a papelada para a secretaria. Como na Bahia já há a prestação de contas on-line, tivemos o interesse em vir conhecer”, conta Alencar. Aqui, eles puderam conhecer o Programa Transparência na Escola, que possibilita à comunidade acompanhar a destinação dos recursos recebidos por cada unidade escolar. O programa tem a finalidade de dar transparência à gestão dos recursos públicos executados pelas unidades escolares, fortalecendo a interação entre a sociedade e a escola, com o estímulo à participação cidadã nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou que, na Educação há uma parceria muito forte entre a Bahia e o Ceará. “Nada melhor que estabelecer parcerias que redimensionem melhorias gerais no funcionamento do sistema educacional. Essas parcerias têm dado bons frutos”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Uma delas é o programa de Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Ceará visando erradicar o analfabetismo entre as crianças. Baseado nesse modelo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia criou o Pacto com Municípios, projeto que tem entre as metas, o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Notícias Relacionadas