Mais de 170 cidades do interior baiano participam de encontro sobre Pacto com Municípios

Representantes de mais de 170 municípios baianos, entre secretários de educação e técnicos educacionais, se reuniram com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, nesta quinta (28/02) e sexta-feira (1/3), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para debater sobre o Pacto com Municípios, projeto da Secretaria da Educação que visa garantir a alfabetização das crianças na idade certa, até os oito anos de idade. Os encontros também serviram para apresentar a iniciativa para os novos secretários que tomaram posse em janeiro.

Entre os assuntos debatidos, esteve a amplitude do projeto, apontado pelo secretário Osvaldo Barreto como uma das principais características do Pacto. “Além de trabalhar a alfabetização na idade certa, o projeto promove a quebra de barreiras entre as redes de educação da Bahia. Os municípios passam a trabalhar juntos, em uma grande oportunidade de diálogo sobre Educação”, considerou o secretário.

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

O Pacto com Municípios, lançado em 2010, é uma parceria do Governo do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo desse programa é promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola.

Em 2012, foram atendidos 288.365 mil estudantes (do 1º e 2º ano do ensino fundamental) em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos. Para 2013, a meta é atender a 143.011 estudantes somente no primeiro ano de alfabetização. No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia já distribuiu livros e materiais didáticos aos estudantes e professores alfabetizadores dos municípios que já aderiram ao Pacto.

A Secretaria da Educação também oferece a formação dos profissionais e garante o monitoramento do programa. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística para a formação no município.

Notícias Relacionadas