Governo da Bahia inaugura Fábrica Escola do Couro e entregam reforma de CETEP em Ipirá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro realizaram, nesta quarta-feira (21), diversas entregas na área da Educação, no município de Ipirá (162 km de Salvador). Os atos ocorreram no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe com a presença de estudantes, educadores, gestores, comunidade local e autoridades. Dentre as entregas destacam-se a Fábrica Escola do Couro, seis laboratórios para os cursos de Educação Profissional e Tecnológica ofertados na unidade, além do novo auditório do CETEP.
 
“Inauguramos aqui hoje uma obra no valor de R$ 1,2 milhão. Estamos realizando o sonho de muitos jovens de concluir o ensino médio com uma profissão”, declarou o governador sobre a reforma e compra de equipamentos para o Cetep Bacia do Jacuípe. Na ocasião, Rui a criação de um curso de design de produtos, para agregar mais uma função aos alunos que já estão aprendendo a manusear o couro. “O que nós queremos com essa Fábrica Escola é treinar e capacitar o estudante não apenas para ser empregado, mas para ele empreender, se ele quiser”, afirmou o governador.
 
Pinheiro ressaltou a importância das entregas no município que beneficiará estudantes e toda a comunidade local. “Esta é uma política importante para a gente ir transformando os espaços da Educação em espaços onde nós vamos trabalhando a cultura, economia e preparando cidadãos, portanto, humanizando  cada vez mais a Educação e, ao mesmo tempo, preparando as pessoas para a vida com o conhecimento, para a sua atividade econômica e para esse processo que estabelece o nível de preparação das novas gerações. Esse é o movimento que a gente faz para colocar na escola aqueles que devem estar na escola e levar aqueles que não tiveram a oportunidade de passar pela escola”, destacou.
 
Fábrica Escola do Couro - Na Fábrica Escola do Couro recém-inaugurada, os alunos terão a oportunidade de fazer cursos de rápida duração para aprenderem o manejo dos diversos produtos confeccionados no município de Ipirá, a exemplo de bolsas, carteiras, chaveiros, coletes, vestuário, chapéus e outros. A fábrica possui sete máquinas de costura, duas máquinas de corte, nove máquinas de montagem e mais de 40 moldes de sapatos. A estrutura é composta pelos setores de Costura, Corte, Reposição, Abastecimento Geral, Esteira, Montagem, Controle de Qualidade e Expedição, no qual encontram-se os produtos finalizados.
 
Além dos estudantes, a fábrica também será utilizada de forma comunitária pelos artesãos locais que não possuem uma estrutura adequada e trabalham em suas casas e que agora terão acesso a equipamentos e máquinas de chanfrar (afinar o couro) e outras específicas para trabalhos diferenciados com couro. Para isso, será implantado no CETEP um Escritório Criativo, que irá direcionar todo o funcionamento da fábrica.
 
Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto Mello, a instalação da fábrica trará vários benefícios para o município. “A fábrica Escola do Couro vai ajudar justamente na encubação de novos empreendimentos, na criação de novos produtos através dos trabalhos de conclusão de cursos dos nossos estudantes, da formação de associações de cooperativas, na estruturação, inclusive, de um processo turístico associado ao artesanato para a região do Malhador, que é típica na produção de couro. Então, a gente acredita que com isso daremos um impulso nessa cadeia no território e que está relacionada à cultura econômica desta localidade”, pontuou.
 
Nova estrutura do CETEP - Na ocasião, também foi inaugurado o novo auditório climatizado, com capacidade para até 200 pessoas, que receberá eventos e atividades do CETEP e da comunidade. Além disso, foram inaugurados os laboratórios de Análises Clínicas, Gestão e Negócios, Enfermagem, Informática, Manutenção e Suporte de Informática e de Recursos Naturais. Os novos espaços de aprendizagem foram equipados com materiais e equipamentos modernos e novos, que atenderão as demandas práticas dos cursos técnicos de Educação profissional e Tecnológica ofertados a unidade.
 
No laboratório de Enfermagem o estudante utilizará equipamentos específicos como Simulador Avançado de Parturiente, Modelo de Auto Exame das Mamas, Simulador Para Treino de Injeção Intramuscular, Braço para Treino de Injeção e Pressão Arterial, Manequim de Enfermagem para Trauma com Simulador de Edema de Glote, Esqueletos e Crânios artificiais, além de peças de Evolução Gestacional e outros. O laboratório de Informática possui 17 computadores equipados e laboratório de Manutenção e Suporte de Informática conta com equipamentos modernos como máquina profissional de solda, medidor de tensão, duas máquinas amadoras de solda, Osciloscópio, porta objetos e ferramentas. O laboratório de Análises Clínicas conta com diversos tipos de tubos de ensaios, microscópios e outros materiais específicos da área. Já o laboratório de Recursos Naturais possui equipamentos como Estação Total de Comunicação com GPS, Tripé Topográfico, Medidor de Nível, Nível Eletrônico e GPS.
 
O diretor do CETEP Luiz Carlos Araújo ressaltou a importância dos laboratórios para o aprendizado dos estudantes. “É um momento novo, porque estamos sendo agraciados com a estrega desses laboratórios, todos com equipamentos novos, para que os alunos tenham os melhores recursos nas aulas teóricas e praticas, preparando-os assim, para o mundo do trabalho”, concluiu o gestor.
 
A estudante Ana Lúcia de Jesus Pamponet, 30, que já está concluindo o curso técnico em Enfermagem e faz estágio em dos postos de saúde da cidade, afirmou que está muito feliz com o novo laboratório. "Estou muita satisfeita com este curso e, agora, mais ainda, pois com este novo laboratório de Enfermagem estruturado com vários materiais e equipamentos vai nos dar mais possibilidades aprendizagem prática e isso é essencial para a nossa formação", pontuou.
 
Quem também está empolgado com a nova estrutura do CETEP é o estudante Caio Carneiro Silva, 16, do curso técnico em Informática. "É muito bom ter um laboratório montado exclusivamente para o nosso curso porque vamos poder usa-lo bastante para executar na prática toda a teoria vista em sala de aula com mais conforto e qualidade", destacou.
 
Outras entregas na cidade - Rui Costa também inaugurou dois Sistemas Simplificado de Abastecimento de Água, sendo um no Assentamento 1º de Abril e outro, com dessalinizador, na localidade de Canabrava. Além disso, o governador assinou ordens de serviço para complementação das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipirá e para implantação do sistema de abastecimento de água que beneficiará moradores de onze localidades do município, a exemplo de Areia Branca, Santa Rita, Cabeça do Morro, Poço D 'Água, João Velho, e outros.

 

Notícias Relacionadas