Governador Jaques Wagner assina Pacto com Municípios em Paulo Afonso

O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, assinaram o Termo de Compromisso do Pacto com Municípios em Paulo Afonso (480 km de Salvador), na sexta-feira (19), no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. O Pacto – uma das ações do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Veja mais fotos no Flickr
 
Participaram da atividade, em Paulo Afonso, prefeitos de 25 municípios da região. Ao todo já são 214 prefeituras que aderiram ao Pacto com Municípos. Serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.
 
De acordo com o secretário da Educação, a parceria com os municípios, realizada por meio de um regime de colaboração, se justifica pelos indicadores educacionais das redes municipal e estadual. "Quando nos referimos ao Pacto, falamos da integração entre as redes de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós".
 
Compromissos - O Pacto pontua as obrigações tanto do Estado quanto do município. Entre as atribuições do governo estadual, estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas públicas, além da formação dos professores.
 
Os municípios, por sua vez, assumem a responsabilidade pela implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio da Secretaria da Educação. Também irá ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo Governo do Estado. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.
 
Os encontros, em que participam o governador e o secretário para a assinatura do Termo de Compromisso do Pacto com Municípios, tiveram início no dia 28 de julho, em Itabuna. Já no dia 11 de agosto, foi realizado em Senhor do Bonfim.

Notícias Relacionadas