Estudantes e professores indígenas fazem cursos de interpretação para audiovisual

Estudantes e professores da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, participam, até este sábado (2/8), do curso de interpretação para audiovisual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rede Anísio Teixeira. A atividade, que já foi realizada em 21 escolas na capital e no interior do Estado, visa formar estudantes e professores para serem protagonistas dos programas da TV Anísio Teixeira.

“A turma participa de todas as etapas da produção, desde a criação das cenas até a edição. A ideia é que os estudantes compreendam a linguagem audiovisual e aprendam como a TV e o cinema utilizam a câmera para enquadrar as cenas”, explicou o professor Geraldo Seara, um dos responsáveis pela curso, que acontece pela primeira vez em uma escola indígena.

Durante o curso, que tem duração de 48 horas, a turma aprende técnicas de interpretação, dicção, respiração, edição e improvisação. “Além de ter um contato teórico com a área audiovisual, os estudantes têm a oportunidade de colocar esse conhecimento em prática a partir dos exercícios de improvisação, nos quais montam cenas diante das câmeras, e do produto final do curso, que consiste na produção de um curta-metragem”, contou o coordenador do curso, o professor de teatro Nildson Veloso. Como atividade final, a turma de 36 alunos da unidade escolar vai produzir um vídeo sobre a vida do Caboclo Marcelino, um herói da comunidade.

“Esse curso está sendo muito interessante porque, a partir do aprendizado dessa ferramenta , nós vamos poder contar a nossa história”, frisou o professor indígena Katu Tupinambá. Os vídeos produzidos durante os cursos são disponibilizados no Ambiente Educacional Web no endereço ambiente.educacao.ba.gov.br e adicionados à grade de programação da TV Anísio Teixeira.
 

TV Anísio Teixeira – A TV Anísio Teixeira conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, de professores e técnicos, focada na produção de conteúdos audiovisuais educacionais direcionados à realidade da comunidade escolar baiana. Com abordagem pedagogicamente fundamentada, o conteúdo produzido trabalha temas transversais e curriculares, que servem como disparadores para atividades em classe, contribuindo com a maior dinamização da aula. Além ficar disponível no Ambiente Educacional Web, a programação da TV é exibida na TV Educativa da Bahia.

 

Notícias Relacionadas