Estudantes da Educação Profissional em Vitória da Conquista participam de ações voltadas à segurança do trabalho

Mobilização, capacitação e conscientização marcaram o sábado (14) dos estudantes do curso de Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista (518 km de Salvador), no Sudoeste da Bahia. Eles participaram da segunda edição do “Abril Verde”, ação que norteada pelo Movimento Abril Verde, realizado nacionalmente, desde 2014. Com a proposta de sensibilizar os alunos sobre a importância da redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, bem como orientá-los quanto à prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho, o evento envolveu oficinas e minicursos, realizados das 8h às 12h.
 
Nesta edição, o projeto se voltou a capacitações ministradas por especialistas convidados, sobre temáticas voltadas à formação teórico-prática do técnico em Segurança do Trabalho. Sâmilla Viana, 18, 4º ano do curso de Segurança do Trabalho, considerou “ótima” a inovação das atividades e justificou: “Achei bem interessante participar da formação, porque foi um momento de ganhar conhecimentos em uma área que muito me interessa e que será tema do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, declarou a aluna, referindo-se à sua escolha de participar do minicurso NR 36, que tratou das normas regulamentadoras específicas para o setor frigorífico.
 
A professora articuladora Ana Paula de Oliveira Silva, explicou que, este ano, como a programação envolveu oficinas e minicursos técnicos, o “Abril Verde” contou com a presença exclusivamente dos estudantes do CEEP. “Nosso objetivo foi promover um momento de capacitação para os nossos estudantes, contribuindo para a sua formação no que se refere à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a médio e longo prazo”. Na primeira edição do projeto, em 2017, relembra a educadora, foi promovida uma exposição de estandes, protagonizada pelos estudantes do curso de Segurança do Trabalho, com visitação dos alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas e Nutrição e Dietética.
 
Atividades – O “Abril Verde” do CEEP em Saúde Adélia Teixeira foi aberto com uma palestra sobre “Experiência profissional na carreira do técnico em Segurança do Trabalho”, a cargo da técnica em Segurança do Trabalho do Hospital São Vicente, Iara Dias Batista. Em seguida, foram iniciadas as oficinas: Conhecendo e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva); Imobilização e Transporte de Trabalhadores Acidentados no Ambiente de Trabalho; e Uso e manuseio de extintores. Em paralelo, foram realizados os minicursos: Regras específicas para o setor frigorífico; Segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade; e Segurança do trabalho e poda na rede elétrica
 
Movimento Abril Verde – O Movimento Abril Verde nasceu em 2014 com o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação à redução de acidentes de trabalho e sobre os agravos à saúde do trabalhador, bem como mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Abril foi o mês escolhido para a campanha em função do dia 7 ser celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 ser comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi criada em maio de 2005, a partir da promulgação da Lei nº. 11.121.
 

Notícias Relacionadas