Estudantes apresentam tecnologias sociais voltadas para a Agricultura Familiar na 20ª EXPOAGRI de Irecê

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agroecologia, Agropecuária e Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê irão apresentar tecnologias sociais, de baixo custo e de grande alcance social, durante a 20ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (EXPOAGRI), que acontece, a partir desta quinta-feira (26) até domingo (29), no Parque de Exposições. Os projetos desenvolvidos pelos futuros técnicos serão apresentados, por meio da COOPCETEP - Cooperativa dos Estudantes do CETEP Irecê, no espaço Vila da Agricultura Familiar.
 
Dentre as tecnologias sociais que serão expostas estão os projetos Diamante do Sertão, o Banco de Sementes e o Minhocário. Também durante a feira agropecuária, a unidade escolar irá promover duas oficinas – “Produção de chocadeira de baixo custo” e “Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais” -, a cargo do professor José Vieira Jr. e aberta ao público. O projeto Diamante do Sertão é uma tecnologia de base agroecológica para a integração de cadeias produtivas, por meio de produção agropecuária sustentável em unidades familiares, através de canteiros hexagonais.
 
O professor de Agroecologia e Agropecuária, André Rocha, destaca o impacto do projeto. “O Diamante do Sertão é um projeto importante porque os alunos se capacitaram para uma tecnologia que propõe a convivência dos agricultores familiares com o semiárido, a partir de um sistema agroecológico de produção sustentável, tanto de alimentos de origem vegetal, como animal, visando suprir a necessidade nutricional dos produtores, havendo possibilidades de excedente para a comercialização. Além disso, a tecnologia ajuda a enriquecer a alimentação escolar com os produtos agroecológicos, produzidos no próprio CETEP”.
 
Já o projeto Banco de Sementes do CETEP é outra ação que pode beneficiar as diferentes culturas da Agricultura Familiar da região, conforme destaca Hugo Deleom, 23, integrante da COOPCETEP e ex-aluno do curso de Nutrição do CETEP Irecê. “O projeto Banco de Sementes foi desenvolvido pelos estudantes do curso de Meio Ambiente, que consistiu na criação de um banco de germoplasma, implantando no CETEP com diversas espécies de sementes crioulas, nativas, exóticas, medicinais e frutíferas”, explicou.
 
A ex-estudante de Meio Ambiente do CETEP Irecê e integrante da COOPCETEP, Sandra Fernandes de Souza, fala sobre a importância da participação dos alunos em mais uma edição do evento. “É um momento muito interessante de troca de experiências e de mostrar, aos agricultores familiares, técnicas sustentáveis para atuarem na produção de alimentos. A gente recebe muitas visitas deles e dos filhos e eles saem encantados com as nossas propostas de baixo custo para serem aplicadas na Agricultura Familiar”.
 
 

Notícias Relacionadas