Educadores de Itabuna discutem sobre a Educação Integral no Currículo Bahia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Secretaria da Educação do Estado está promovendo uma série de encontros com gestores escolares, professores articuladores e coordenadores pedagógicos, que atuam no Programa da Educação Integral (ProEI), com o objetivo de discutir concepções de ensino e de aprendizagem que subsidiem a escrita do Currículo Bahia. Nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), a atividade acontece no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 5). O encontro começou pelo Polo de Jequié (dias 8 e 9) e prossegue nos dias 22 e 23/5 no Polo de Juazeiro e nos dias 29 e 30/5, no Polo de Feira de Santana.
 
Participam do encontro no Polo de Itabuna educadores de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Itamaraju e Teixeira de Freitas. A discussão, explica a coordenadora da Educação Básica do NTE 5, Vileide Lopes, visa trabalhar a base curricular a partir do caráter formativo da Educação Integral. “Outros pontos importantes que estamos discutindo estão relacionados à infraestrutura escolar e à formação continuada dos professores. Também focamos na proposta inovadora da Educação Integral para que as experiências exitosas que já temos no Estado sejam conhecidas e ampliadas em toda a rede. A nossa contribuição para o Currículo Bahia está, também, voltada à defesa da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, tendo como protagonista o estudante e enaltecendo as experiências em campo como o diferencial na Educação Integral”.  
 
O professor articulador do ProEI do Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, Astor Vieira Jr., fala sobre a experiência na unidade escolar. “A nossa realidade é de puro êxito. Para se ter uma ideia, no ano passado tínhamos 50 alunos na Educação Integral; este ano temos 110. Acredito que o nosso sucesso pedagógico é por conta da ponte que fazemos com a comunidade, a partir de um trabalho voltado ao empreendedorismo, às artes e ao esporte, dando significado prático ao que o currículo propõe em sala de aula”. 
 
A diretora do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, Benedita da Silva, destaca que a Educação Integral na unidade funciona desde 2015 e, atualmente, tem 288 estudantes na modalidade. “Nosso trabalho pedagógico é baseado na proposta das mudanças curriculares no passo da interdisciplinaridade e da inserção multisseriada, cuja base está voltada ao encontro de saberes das diversas áreas do conhecimento. Levamos em conta o interesse do aluno, a partir de metodologias ativas e integradas à Universidade Federal do Sul da Bahia e à Universidade Estadual da Bahia”.
 
Sobre o ProEI – O Programa de Educação Integral (ProEI) busca consolidar a política da Educação Integral na rede estadual, a partir da ampliação do tempo e do currículo escolar para os estudantes da Educação Básica, efetivando a integralização de diversos programas e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede.

Notícias Relacionadas