Comunidade escolar comemora aniversário de Colégio Estadual em Pojuca

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um encontro de ex-alunos marcou, nesta quinta-feira (30), o aniversário do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Pojuca (a 76,5 km de Salvador), na Região Metropolitana de Salvador. Um concurso de bolo, através do qual as receitas foram traduzidas para a Língua Inglesa; apresentações musicais e de dança e exposição de fotos dos projetos realizados nos últimos anos integraram a programação festiva da semana comemorativa dos 18 anos da unidade escolar.
 
O Colégio, este ano, passou a funcionar em Tempo Integral, atendendo a 618 alunos do Ensino Médio, distribuídos em 19 salas de aula. A estudante Jade Gomes, 22 anos, 3º ano, fala sobre o seu sentimento em relação ao colégio. “Depois de participar de atividades tão importantes para a minha formação nesses quatro anos que estudo aqui, não quero mais parar de estudar. Hoje, eu sei que a formação é tudo na vida do ser humano. Só tenho que agradecer, porque foram os professores e gestores que não me deixaram desistir dos estudos, por causa do emprego”, declara.
 
A colega Carolina Santos, 19 anos, 3º ano, diz que a comunidade escolar é solidária e humanitária. “O colégio tem um ensino muito bom, os colegas são participativos e as atividades pedagógicas são sempre voltadas para a nossa realidade e nos estimulam à pesquisa. O projeto da gincana, por exemplo, é um dos que mais gosto, porque aborda temáticas que nos estimulam a aprofundar os estudos”.
 
A professora de Língua Portuguesa Tânia dos Santos, 17 anos de casa, praticamente viu o colégio nascer. “Posso dizer que a nossa escola tem cumprido o seu papel, ao longo de quase duas décadas, de fazer Educação voltada à cidadania e à cultura local, incentivando o aluno a se tornar um cidadão crítico e responsável, por um mundo mais sustentável e igualitário. Preparamos os nossos alunos para que, através do conhecimento, eles possam enfrentar o mundo lá fora. Tudo isto, interagindo com a comunidade do entorno e, principalmente com a família dos alunos”.
 
Ao longo do ano letivo, além de estudarem os conteúdos das disciplinas regulares, destaca a vice-diretora Wânia Imbrahim, os estudantes são estimulados a práticas pedagógicas diferenciadas por meio de projetos voltados à formação consciente sobre o seu papel cidadão na sociedade. “Nossa escola atende não só à população de Pojuca, como também a comunidades do entorno, porque nos tornamos uma referência ao longo de seus 18 anos de existência. Nossa filosofia é promover uma Educação de qualidade, trabalhando com os nossos projetos e os estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, que têm o objetivo de estimular a criatividade dos alunos e o seu interesse pelas Artes e Ciências, sempre atentos ao protagonismo estudantil”, pontua.

Notícias Relacionadas