Colégio Estadual em Ichu mobiliza estudantes para ações de prevenção à saúde

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os estudantes do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro, no município de Ichu (184 Km de Salvador), participam, nesta semana, de uma série de atividades alusivas ao Programa Saúde na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. Após um diagnóstico, como prevê as orientações do projeto, os estudantes chegaram a assuntos como câncer, bullying, drogas e lixo e decidiram falar sobre as problemáticas e soluções dos temas, a partir de discussões em sala de aula, na perspectiva da prevenção à saúde.
 
"O maior benefício deste trabalho é a conscientização destes estudantes. A escola é um espaço de transformação e nós temos a obrigação de incluir esses conteúdos transversais nas nossas discussões e, desta forma, melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes", afirmou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Geovana Marcia Carneiro Oliveira.
 
A coordenadora pedagógica chama a atenção, ainda, para a importância de se discutir esses temas de uma forma didática e transparente com a juventude. "Se é um problema, precisamos encarar e chamar a atenção para o cuidado consigo e com o outro. Precisamos pregar hábitos saudáveis de saúde, formas de prevenção, além de contar histórias de superação", destacou a coordenadora.
 
O estudante Alisson Matheus de Jesus Costa, 14 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, pesquisou sobre drogas e ficou muito impressionado com o que aprendeu. "Foram mostradas histórias reais e vimos como é difícil superar os problemas que foram apresentados. Vou levar estes ensinamos para a minha vida e, se for o caso, ajudar as pessoas que precisem de ajuda. Foram lições que não vou esquecer", afirmou.
 

Notícias Relacionadas