Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Feira de Santana promove dia de jogos e animações digitais

Palavras-chave:
Os estudantes do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) de Feira de Santana escolheram esta quarta-feira (22) para realizar a sua primeira edição do Scratch Day. O evento, que é comemorado mundialmente no mês de maio, tem o objetivo de estimular o público em geral à aprendizagem de projetos de animação, jogos e programas interativos, a partir de uma acessível linguagem gráfica de programação.
 
Além das atividades que envolvem tecnologia, realidade virtual, games, programação e robótica, realizadas por meio de oficinas e atividades lúdicas de computação, os alunos e o público em geral participaram de palestras sobre a relação do Scratch com a Educação e a experiência do uso da plataforma em escolas das redes municipal e estadual de ensino.
 
O estudante Nilton Brito, 17, 2º ano do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, participou das atividades e fala sobre sua experiência. “Fiquei muito curioso em conhecer o Scratch e foi muito importante ter participado do evento porque vi de perto como fazer animações e jogos. A minha expectativa é de aprofundar no Scratch e fazer meus próprios projetos”.
 
Atividades lúdicas de computação desplugada (ensino de computação sem computador), realizadas por estudantes de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e os estandes com trabalhos de robótica, apresentados pelos representantes da ONG IEEE, foram algumas das atrações do Scratch Day em Feira de Santana, como destacou o professor do CJCC, Mateus Fadigas, e um dos responsáveis pela organização do evento no município. “A plataforma se mostra muito poderosa para ensinar programação para pessoas de qualquer idade, porque é muito fácil, simples de aprender a usá-la. Especialmente para os estudantes, o Scratch é muito interessante porque os professores podem trabalhar a partir dos conteúdos curriculares e, por meio dessa prática criativa, os estudantes consolidam os contextos de sala de aula de uma forma lúdica”, destacou o educador.
 
Sobre o Scratch – Linguagem gráfica de programação visual, desenvolvida nos EUA, o Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que tenham envolvimento técnico com a linguagem de programação. A plataforma – que é gratuita e utiliza blocos coloridos com comandos específicos para criar jogos, narrativas animadas e animações interativas – pode ser acessada via on-line (scratch.mit.edu) ou por meio de download e está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo o Português. O Scratch é acessível, pois utiliza uma interface gráfica que permite que programas sejam criados, como blocos de montar, o que simplifica o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão, como funções, laços de repetição e condicionais.

Notícias Relacionadas