Avalie Alfa é aplicado para 300 mil estudantes

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia aplica, pela primeira vez, a avaliação para estudantes no processo de alfabetização. Trata-se do Avalie Alfa – iniciado na segunda (21) –, que vai atingir 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e das escolas dos 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios – um dos compromissos do programa Todos pela Escola que estabelece a alfabetização das crianças de até oito anos de idade.   
 
O objetivo da avaliação, que prossegue até esta terça (22), é possibilitar o diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças para a promoção de políticas educacionais e melhorias da qualidade da educação. Por meio de provas de conhecimento, que serão aplicadas por professores externos à escola, serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita - e Matemática.
 
Os resultados serão divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para aSecretaria da Educação do Estado, secretarias municipais de educação, Diretorias Regionais de Educação (Direc) e para as escolas participantes.
 
O Avalie Alfa busca a consolidação da cultura de avaliação na rede de ensino e seus resultados irão servir de subsídios nas intervenções das práticas pedagógicas. “O processo avalia a parte escrita e promove um questionário sociocontextualizado para professores e gestores, que ajudará a Secretaria da Educação no cruzamento de informações, como desempenho das crianças, para que possam ser melhorados o ensino e a aprendizagem na alfabetização”, explica a coordenadora de Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Fátima Medeiros.
 

Notícias Relacionadas